Um modelo híbrido que une texto, fotografia e vídeo em versões online
Portal é um site na internet que funciona como ponto de acesso centralizado para o usuário, uma espécie de porta principal de navegação. Surgiu nos Estados Unidos, nos primeiros anos da década de 90, carregando como principal serviço o mecanismo de busca. No Brasil, a trajetória dos portais começa pelo mesmo caminho, mas só aparece em 95 com o Cadê.
Não demorou muito para que esta nova ferramenta passasse a agregar os mais diversos serviços, inclusive a digitalização e distribuição da informação em suporte digital, instaurando uma nova categoria para o webjornalismo: o jornalismo de portal.
No jornalismo de portal há uma dinâmica mais ágil e instantânea, principalmente pela consolidação do modelo de notícias em tempo real ou tempo quase real, as chamadas hard news ou breaking news, bem próximas do formato de conteúdos gerados pelos canais de notícias 24 horas das redes de TV a cabo. As chamadas “últimas notícias” buscam anunciar os fatos no instante em que ocorrem, dando informações sobre os assuntos em "pílulas", pouco a pouco, e complementando-as na medida em que se vai apurando mais detalhes.
Outro diferencial do jornalismo de portal é a diversificação de produtos jornalísticos num mesmo espaço. Além dos canais de notícias, agregando na maior parte dos casos texto e fotografia, os portais incorporaram recursos de vídeo através da veiculação dos boletins que integram TV e Web num modelo híbrido.
os chamados mega portais, a variedade de serviços e entretenimento convive com o conteúdo jornalístico, o qual é colocado como mais um produto disputando a atenção do usuário. Mas é importante saber que mesmo sendo um produto a mais no menu de opções oferecido, o jornalismo é a peça chave desses portais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário