segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Webjornalismo

Titulação na Web

O valor da primeira frase de um texto

Informar o leitor, chamar sua atenção e contextualizá-lo de forma clara e objetiva, são algumas funções do título das notícias. Nas homes de sites noticiosos, os títulos destacam os fatos principais, denunciando-os através de manchetes ou pequenas chamadas, sempre oferecendo links que redirecionarão o leitor a outras seções onde estarão as referidas matérias.

Aqui iremos analisar de que forma os sites: G1 , Clica Brasília e o blog do jornalista Ricardo Noblat, nas edições veiculadas no dia: 03/08/07 , apresentaram os títulos de suas matérias principais.

No portal de notícias da Globo, encontramos no topo da página três pequenas chamadas, ilustradas com fotos, apresentando títulos nominais seguidos de pequenas frases explicativas. Na seqüência, a manchete, em destaque visual, cor e tamanho diferentes, seguida por um parágrafo com informações adicionais, divulga o resultado de um estudo a respeito do crescimento econômico da Bovespa. Ao clicar na manchete, o leitor é redirecionado para o Bônus, blog de economia do portal. Na nova página, um novo título apresenta a matéria. Ainda na home do portal, antetítulos (única palavra com o objetivo de indicar o assunto ou a editoria a qual a notícia se refere) seguidos de pequenas chamadas apresentam matérias de diversas naturezas. Clicando em qualquer uma das chamadas, outras páginas são abertas, novos títulos e acréscimo de abres. Há, também, na lateral esquerda da home, uma seção intitulada “Plantão”, que apresenta pequenas chamadas com horários definidos, sinalizando a periodicidade de atualização do site.

Na página do impresso “Jornal de Brasília”, quatro chamadas caracterizadas por antetítulos, títulos e frases explicativas. Nenhuma delas apresentou-se de forma diferenciada. Ao clicar em cada uma delas, o leitor pode encontrar novas páginas com outros títulos e abres. Clicando para baixo na barra de rolagem, o leitor encontrará a seção “Outras notícias”, onde estão presentes outros destaques do impresso. Uma foto ilustra a seção e sua legenda representa um link de abertura de uma nova matéria.

Além das páginas já citadas, analisamos o blog do jornalista Ricardo Noblat. Acima dos títulos das matérias postadas, tem-se data e hora, localizando temporariamente o leitor. Seus títulos são, em grande parte, nominais, num misto de metáforas e ironias, sobretudo quando o assunto é política. Como de praxe dos textos publicados por blogeiros, suas matérias possuem tom opinativo e seus títulos acompanham esta tendência. Aí vai um exemplo retirado da página observada: Menos, Jobim. Menos.

Ainda que obedecendo a suas especificações, os títulos das Web, seguem a linha dos veículos impressos, com títulos objetivos, buscando conquistar o olhar do leitor e prender seu interesse. Nas homepages, pequenas chamadas com subtítulos e poucas ilustrações. Nas páginas secundárias, títulos e abres, como em jornais e revistas. Quase todas devidamente separadas por seções, a exceção do blog. Concordando com a afirmação de J. B. Pinho, em Texto na Web, “No jornalismo digital, a titulação tem a mesma função que desempenha nos jornais e nas revistas impressos, apesar das regras específicas que podem existir dependendo da linha seguida pelo veículo ou da programação visual adotada” (Pág 198).

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